Como Funciona

ENERGIA FOTOVOLTAICA?

É o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica, possibilitando a sua utilização doméstica, comercial, industrial e no agronegócio. É uma energia totalmente sustentável e economicamente viável.

O painel solar (módulo solar fotovoltaico) é o equipamento essencial para se gerar energia fotovoltaica, o qual é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício, que absorvem a luz do sol e geram energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

Os inversores (Inversor Grid Tie) são utilizados para conectar o sistema fotovoltaico na rede elétrica. Tem a função de inverter a energia elétrica gerada pelo painel solar, que é em corrente contínua (CC), para corrente alternada (CA). Também possui a função de garantir a segurança do sistema e gerar dados da produção de energia.

A energia que sai do inversor solar vai para o seu quadro elétrico e é distribuída para sua casa ou empresa; e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

A energia gerada através dos painéis fotovoltaicos será usada para TVs, aparelhos de som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, etc. Ou seja, será utilizada para tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

Quando a unidade consumidora não utiliza toda a energia gerada pelo sistema, ela é injetada na rede da distribuidora local, através do relógio bidirecional (medidor bidirecional). Esse medidor contabiliza a energia consumida e a energia injetada na rede da distribuidora. A energia gerada que vai para a rede vira “créditos de energia” para serem utilizados durante o prazo de até 60 meses. Nos momentos em que o sistema não gerar energia suficiente para abastecer a unidade consumidora, a rede da distribuidora local suprirá a diferença. Nesse caso será utilizado o crédito de energia ou, caso não haja, o consumidor pagará a diferença.